O carcinoma espinocelular é um tipo de câncer de pele que, embora seja menos comum que o carcinoma basocelular, é mais agressivo e pode se espalhar para outras partes do corpo se não for tratado precocemente.
O tumor geralmente se desenvolve em áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas, lábios e mãos. Além da exposição solar, outros fatores de risco incluem pele clara, idade avançada, histórico de queimaduras solares, exposição a produtos químicos ou radiação.
Os sinais e sintomas do carcinoma espinocelular variam, mas em geral o tumor se manifesta como uma lesão avermelhada, de textura áspera ou recoberta por uma crosta, que pode sangrar facilmente.
O diagnóstico do carcinoma espinocelular é confirmado por meio de uma biópsia da pele, e o tratamento envolve a remoção cirúrgica da lesão, com técnicas que buscam eliminar todo o tumor e prevenir a recorrência.
A principal medida para prevenção do carcinoma basocelular é a fotoproteção. Use protetor solar diariamente e evite a exposição excessiva ao sol, especialmente durante os horários de maior intensidade. A realização de exames regulares da pele e a atenção a qualquer alteração suspeita são fundamentais para o diagnóstico precoce.
AGENDE SUA CONSULTA
Receba o cuidado e a atenção que a sua pele merece.