A queda de cabelo é uma das principais queixas em um consultório dermatológico. É um problema comum, que pode afetar homens e mulheres em diferentes fases da vida.
Diversas doenças fazem o cabelo cair, como alopecia androgenética (calvície), eflúvio telógeno, deficiências nutricionais, doenças autoimunes e medicamentos.
A queda de cabelo é um sintoma, e o diagnóstico correto deve ser feito por meio do exame dermatológico detalhado do couro cabeludo e dos fios. Eventualmente pode ser indicada a realização de biópsia e exames laboratoriais.
É importante identificar a causa da queda de cabelo para que o tratamento seja feito da forma mais adequada. No caso da calvície, o tratamento pode ser feito com medicamentos de uso tópico e/ou oral, como minoxidil e finasterida. Em alguns casos também podemos indicar a realização de procedimentos, como o MMP (microinfusão percutânea de medicamentos) e o transplante capilar
Outras medidas importantes para a saúde dos cabelos incluem uma dieta balanceada e a limpeza adequada do couro cabeludo. Evite penteados apertados e tração excessiva dos fios. Evite agressão química (alisamento e tintura) e o uso excessivo de calor (secador e chapinha).
Cada caso de queda de cabelo é único, e a consulta com um dermatologista é importante para o diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado. Com o tratamento adequado e os cuidados corretos, é possível minimizar a queda de cabelo e promover o crescimento capilar saudável.